2
Rocky Smith, esse nome deve fazer muita gente lembrar do bom basquete desse jogador. Nascido em Oroville, California, o canhoto e bom marcador, fez sucesso no basquete brasileiro nos anos 80, e considerado por muitos que viveu o esporte naquela época, como o melhor estrangeiro que se passou nessa década no Brasil.

Formado pela Oregon State University (EUA), foi considerado um dos maiores da história da  Universidade de Oregon até hoje, chamando a atenção na época do Houston Rocktes da NBA onde chegou a ter contrato assinado, mas não jogou em nenhuma partida, Rocky Smith ficou em Houston  entre 1977 a 1979. 

O jogador teve passagens em vários times americanos e teve também em seu currículo uma atuação no time de St. Kilda Saints da Austrália, antes de atuar numa leva de times brasileiros como Monte Líbano, Corithians, Limeira, Flamengo e enfim Franca, Rocky foi sucesso na Australia, atuando no St. Kilda Saints onde foi nomeado o jogador mas valioso da liga australiana do ano de 1980, e também foi eleito o MVP das finais daquele ano. No mundial de clubes de 1981 em São Paulo, mas precisamente no Ibirapuera jogando pelo time australiano, foi um dos destaques do torneio, chamando a atenção dos times brasileiros, principalmente do Monte Líbano que o trouxe ainda naquele ano de 81 e onde jogou toda a temporada. Logo depois se transferiu para os USA novamente, para a equipe do Wyoming Wildcatters da CBA, considerada a segunda divisão da NBA na época por onde ficou mais uma temporada, e depois voltando definitivamente para o Brasil, para atuar nos mas diversos clubes. Foi campeão no Flamengo, Corinthians e Franca, sendo considerado o melhor jogador da época por esses clubes e também o mais bem pago na ocasião.

Canhoto, rápido, bom marcador, e exímio definidor, características de Rocky Smith, que foi sem duvidas um "All Star" por onde passou, considerado também um bom jogador de grupo, o que é difícil se encontrar em atletas estrangeiros, facilitando ainda mais a sua adaptação nas equipes brasileiras. Não se tem notícias concretas dele nos dias de hoje, diz a lenda até que ainda vive no Brasil, tendo como o  último registro oficial, jogado pela a equipe do Mirassol em alguma liga paulista menor entre os anos de 1996 e 1997.

Colaboração: Dileto Junior.

Postar um comentário

Eu o vi jogar pelo Corinthians no Ibirapuera. Na época o grande clássico Corinthians x Monte Libano. Só jogaço!!!

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.